terça-feira, 22 de março de 2011

A MELECA E O ESPELHO

Certo homem e sua esposa convidaram dois casais para jantar em um restaurante muito interessante na cidade. Este homem usava bigode e estava gripado. A esposa junto com as outras duas mulheres foram ao banheiro, e como você sabe, mulher não vai ao banheiro sozinha. Entre os homens, a conversa estava animada e o clima era de muita alegria. Conversa vai, conversa vem, quando de repente o nariz daquele que estava gripado coçou e não teve como segurar, ele virou-se de lado e deu uma tossida. Casualmente saiu do nariz uma “meleca”, que ficou grudada no seu bigode. Apesar de os dois amigos estarem incomodados com o “bigode melecado” do companheiro, não tiveram coragem de falar. O que aquele homem estava precisado? De um espelho. Todos viam a meleca, só ele que não.
Vinte minutos depois, as mulheres voltaram do banheiro, quando a sua esposa viu o “bigode melecado” do marido, ela com expressão facial de vergonha, disse: - O que é isso meu amor? Ele respondeu: - Isso o que? Então ela cochichou no ouvido dele: - Tem uma meleca no seu bigode. Neste caso a mulher foi o espelho. Logo ela abriu a bolsa, e todos sabem que bolsa de mulher geralmente tem tudo, inclusive elas conseguem perder o celular tocando dentro da bolsa e ainda fica dizendo para o marido: - Me ajude, me ajude... Então, ela tira um lenço de papel e limpa o bigode dele, porém, como ele é muito extrovertido, não fica nenhum pouco constrangido, pelo contrário, ele acaba fazendo uma brincadeira em que todos acabaram rindo, dizendo: - Quem já não saiu com uma etiqueta de uma roupa nova pendurada, com uma mancha na camisa que não viu, com o ziper da calça aberto? Quem não precisa que as vezes o outro seja o seu espelho?
Talvez você esteja dizendo, o que isso tem a ver comigo? Tudo. Qual é a meleca no seu caráter que todos percebem, só você que não? Qual é a meleca no seu comportamento, dentro e fora do relacionamento familiar, que todos enxergam e só você não se dá conta disso?
Vou lhe fazer algumas perguntas que podem ajudá-lo a ganhar autoconsciência em áreas que você precisa melhorar, tirar as melecas:
· Pontualidade - Você é uma pessoa pontual?
· Determinação – Você termina tudo o que pega para fazer?
· Cortesia – Você é uma pessoa que sabe tratar os outros com tato e diplomacia?
· Verdade – Você não negocia princípios e só trabalha com a verdade?
· Lealdade – Você protege os ausentes?
· Honestidade – Você não suborna e nem aceita suborno?
· Fidelidade – Você é fiel a Deus, ao cônjuge, aos filhos, aos amigos e para com você mesmo?
· Organização – Você é uma pessoa organizada?
· Finanças – Você é um administrador financeiro pessoal competente?
· Relacionamento – Você tem inteligência emocional para se relacionar com as pessoas?
As suas respostas a estas perguntas, podem revelar em que área do seu caráter você está precisando remover alguma meleca. A Bíblia diz que diante da honra vai a humildade e só os humilde são capazes de perguntar para o seu “espelho”, o que você está vendo que eu não consigo enxergar? Onde eu preciso melhorar? As pessoas que aceitam ser confrontadas são aquelas que nunca param de crescer e como luz do mundo, vão brilhando cada dia um pouco mais.
Lembre-se, todos nós precisamos de espelhos limpos e de muita luz, só assim ganhamos autoconciência das nossas melecas e permitimos que a Palavra como água nos lave, purifique e assim o caráter de Cristo vai sendo manifestado em nós.

3 comentários:

  1. Parabéns muito boa colocação, que O SENHOR nos ajude a limpar nossas melecas.

    ResponderExcluir
  2. DEUS ME DEU UM BELO ESPELHO,EMBORA SEJA MUITO DIFÍCIL RETIRAR MINHAS MELECAS DIANTE DESSE ESPELHO,ELE TEM ME MOSTRADO COM MUITA NITIDEZ O QUE SOU.AMO MINHA ESPOSA...UM ÓTIMO EXEMPLO.PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. Excelente post... muito edificante.

    Já estou te seguindo.

    Jeferson
    http://blogdequempensa.blogspot.com/

    ResponderExcluir