terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quarto segredo das Mulheres Felizes no Casamento


ELAS SABEM QUE O RESPEITO À LIDERANÇA TRAZ BENEFÍCIOS INTERESSANTES.

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;...” (Ef 5.22)
“Ela disse a seu marido...” (2 Reis 4.9a)

Eu sei que esse texto da Palavra de Deus, incomoda boa parte das mulheres. A final, estamos vivendo um tempo em que as mulheres estão conquistando seu espaço no mercado de trabalho e competindo em pé de igualdade com os homens. Em muitas empresas, são elas que lideram e os homens são liderados, isso não tem como mudar, pelo contrário, a tendência é aumentar o número de mulheres no “comando”. Porém, dentro do relacionamento de casal e família, Deus estabeleceu um princípio regulamentador para a vida do lar, o homem “é o cabeça – o líder” e a mulher a “auxiliadora idônea” (Gn 2.18).
“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.” (1 Co 11.3 – Grifo do autor)
Há uma mulher na Bíblia conhecida como Sunamita, ela era rica e um dia desejou construir um quarto para hospedar o profeta Eliseu e seu discípulo em sua casa, porque percebeu que a presença deste servo do Senhor abençoaria o seu lar. Apesar de ser rica e mais espiritual do que o marido, a forma como ela age dentro do seu relacionamento é um exemplo para as esposa que buscam ser felizes no casamento.

“Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer. Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali.” (2 Reis 4.8-10)

A chave do sucesso na vida desta mulher esta na forma como ela reconhece o marido como líder: “Ela disse a seu marido:[...] Façamos-lhe, pois...” Ela poderia ter dito para si mesma, não importa o que o meu marido diga, eu vou fazer o que Deus está colocando no meu coração para ser feito. Lembre-se, Deus não é Deus de confusão. Se ela agisse assim, com certeza o seu testemunho não estaria registrado e eternizado no Canon Sagrado e sua casa não seria um lugar de bênção.
“Ela disse a seu marido:...” (v.9) Há muitas mulheres que liberam a filha para namorar, os filhos para viajar, dão autorização para os filhos comprar ou vender sem informar o marido. Outras preferem mentir a submeter-se ao princípio de autoridade.
Eu trabalho com casais e famílias a mais de vinte anos e durante todo esse tempo analizando o comportamento dos homens e das mulheres no casamento, posso afirmar que os casais felizes no relacionamento são aqueles que procuram cumprir cada um o seu papel respeitando os princípios estabelecidos na Palavra do Senhor. As mulheres felizes no casamento sabem a importância de exercer missão de apoio respeitando a liderança do marido.
Quando a mulher compete pele liderança com o marido, ela não age com sabedoria e inteligência. Veja como a Bíblia descreve a atitude de uma mulher que age assim:

“A beleza na mulher sem juízo (que não reconhece a liderança do marido) é como uma jóia de ouro no focinho de um porco.” (Pv 11.22 – Grifo do autor)

O QUE NÃO É SUBMISSÃO?

1. Submissão não é se anular em nome da felicidade do marido. Você não deve perder a alegria de ser quem você é, de viver a vida em sua plenitude deixando de fazer aquilo que te realiza, de dizer não sempre que necessário só por causa da “chatice” do marido. Lembre-se, que, o tripé dos limites, é: Liberdade com responsabilidade e amor. Ou seja, faça tudo o que você gosta sem transgredir princípios e nem ferir o cônjuge . O apóstolo Paulo disse:
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”. (Gl 5.13)
2. Submissão não é se tornar uma empregada doméstica de luxo do marido. Você deve fazer o seu trabalho do lar, não apenas por obrigação, mas sim por prazer de servir aquele que durante o dia trabalhou duro para trazer o sustento para casa. Por isso que sempre afirmo que a submissão da mulher deve ser devocional e nunca uma imposição. As mulheres felizes no casamento, sobre tudo gostam de servir. A mulher execelente descrita em Provérbios 31.13 É assim.

“Busca lã e linho de bom grado trabalha com as mãos”.

Submissão Não é transgredir princípios se sujeitando aos desejos ilícitos do marido. Com razão disse Vladimir Maiakovsky: “Amar não é aceitar tudo. Onde tudo é aceitação presumo que há falta de amor”. Quando a Bíblia diz que a mulher deve ser submissa, não é uma submissão “burra e cega”. O apóstolo foi muito claro ao escrever: “Sejam submissas ao marido que se submete ao Senhor”. (Ef 5.24; 1 Co 11.3) Um homem que está sujeito a Cristo, jamais vai induzir ou forçar a esposa a pecar, porque em seu coração reina o temor ao Senhor. Tudo no relacionamento entre marido e mulher deve estar dentro dos limites do bom senso.

O QUE É SUBMISSÃO

1. Submissão é uma resposta positiva à tudo aquilo que o marido faz demonstrando amor sacrificial pela esposa.
2. Submissão é reconhecer que o segredo para viver bem é obedecer o que foi estabelecido pelo Senhor da família, que é Deus. Ele sabe o que é melhor para nós.
3. Submissão é reconhecer o princípio de autoridade respeitando a liderança do marido.
4. Submissão é demonstrar amor exercendo a missão de apoio.

NOVE BENEFÍCIOS DA SUBMISSÃO DEVOCINAL

1. Proteção. A mulher feliz no casamento reconhece que a proteção divina e do marido depende da pratica do princípio da submissão. Não há proteção na insubmissão e nem na rebelião.
2. Respeito. Quando você demonstra na convivência com o marido respeito, a tendência natural é receber de volta o que está plantando. Respeito gera respeito.
3. Admiração. Muitas vezes a minha esposa me liga, perguntando: - Eu posso comprar, ou fazer, ou ir...? Dependendo do que ela está pedindo, eu respondo: - Querida, você nem precisava me perguntar, mas percebo que ela pergunta mais para demonstrar reconhecimento a minha liderança. Esta é uma das razões porque admiro a minha esposa e procuro protegê-la.
4. Segurança. Quando a mulher cumpre o seu papel e busca estar debaixo do princípio de autoridade, ela se sente segura tanto perto como longe do marido.
5. Confiança. Se a confiança é a base do relacionamento, quando você reconhece o seu marido como líder, isso contribui para fortalecimento a união conjugal.
6. Paz. Talvez esta seja a busca objetiva de todos os casais que se amam e desejam crescer juntos, a busca pela “paz”. Praticar o princípio da submissão traz paz para o seu relacionamento tornando o casamento uma viagem extremamente prazerosa.
7. Direção. Com base nas Escrituras, “o homem governa” e a “mulher edifica”. Liderar, é estar na frente dando a direção para os que vêm atrás seguindo o líder. Observe que, quando não há reconhecimento e nem respeito pelo líder, falta direção e isso coloca o relacionamento em risco.
8. Resposta à suas orações. Quando você como filha de Deus procura andar segundo a sua vontade obedecendo a sua Palavra, Ele tem prazer em atender suas orações.

Um comentário:

  1. Olá, querida irmã, ví seu blog pela mensagem de boas vindas que vc me deixou pela União de blogueiros evangélicos.
    Muito bom este post!!
    Ótimo para esclarecer a questão da real submissão, como de fato ela é e não como muitos acham, não é mesmo.
    No amor de Jesus,
    Beijo!

    ResponderExcluir