quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Autoconfiança

autoconfiança 
 Entrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu para revista Viva Mais! Ed Abril Como recuperar a autoconfiança.  

 O que leva alguém a ter baixa autoconfiança?

 - Psicologa: A falta de confiança surge depois de experiências mal sucedidas. Muitas vezes nem é necessário um grande fiasco para que a autoconfiança vá por agua abaixo, pequenas frustrações acumuladas minam a confiança. Por exemplo, uma criança que é impedida por seus pais a pegar seus próprios brinquedos ou pais que fazem tudo por uma criança podem estar criando um futuro adulto com baixa autoconfiança.

Quais problemas a baixa autoconfiança pode levar? Como evitá-los?

 - Psicologa: A falta de persistência é o pior problema da baixa autoconfiança. Quando a pessoa não acredita em si mesmo se torna um desistente sem antes mesmo tentar uma única vez.

 Qual a diferença entre autoestima e autoconfiança?

 - Psicologa: Auto estima se refere ao quanto uma pessoa aprecia a si mesmo. A autoconfiança se refere à percepção de ser capaz na realização das mais diversas atividades. O autoconfiante costuma ter ótima auto estima, mas nem toda pessoa com boa auto estima é autoconfiante porque a auto estima pode se tornar cobrança interna, ou seja, para que uma pessoa continue gostando dela mesmo é necessário não errar nunca – o que é impossível para qualquer um. O autoconfiante não liga para pequenos fracassos, ele insiste e sabe que uma hora será bem sucedido.

 Elevar a autoestima ajuda a recuperar a autoconfiança? O que deve ser feito para isso?

 - Psicologa: Não, mas o inverso é verdadeiro. Auto estima não significa comportamento positivo, há muito traficante e presidiário com excelente auto estima. Auto estima não é acompanhada de boa auto critica, mas a auto- confiança costuma desenvolver mentes que elaboram mais a necessidade de ser construtivo e não destrutivo.

 Como recuperar a autoconfiança?

 - Psicologa: Promovendo atitudes bem sucedidas. Sendo persistente mas sabendo a hora de trocar de objetivo para não se tornar “cabeça dura”. Caso a pessoa perceba que não está conseguindo sozinho um bom psicologo irá ajuda-lo.

 A falta de autoconfiança pode levar à depressão?

 - Psicologa: Sim. Creio que a falta de autoconfiança é um dos elementos principais da depressão, está intimamente ligada à falta de esperança, falta de perspectiva de que algo bom possa acontecer. A depressão é um defeito na capacidade de ver um futuro interessante. O que fazer quando se levou um pé na bunda do namorado e está com a autoestima baixa? - Psicologa: Parar de querer o que não é bom para si mesmo. Se levou um pé na bunda é sinal que este namorado não é a melhor pessoa para ter em sua vida.

 O que a mulher deve fazer quando um relacionamento vai mal, mas não tem coragem de terminar por ter medo de ficar sozinha?

 - Psicologa: Aprender a ser amiga de si mesmo. Aprender que pode ser muito divertido passar por fases diferentes em sua vida e que ficar sem um amor por um tempo não significa nada permanente mas um período onde pode aprender muito sobre si mesma.

 O que fazer quando a falta de confiança impede a pessoa de fazer novos amigos?

 - Psicologa: Aprender técnicas de Habilidades Sociais. A psicoterapia ensina as pessoas como se relacionar e a identificar porque tem esta dificuldade. Ter relacionamentos saudáveis de todos os níveis, desde o cumprimento gostoso à balconista da padaria até um namorado que completa totalmente, é fundamental para a saúde psicológica de todas as pessoas.

 Se a pessoa foi demitida do trabalho e está com a autoconfiança abalada, como mudar isso?

 - Psicologa: Identificar seus pontos fortes para uma nova atividade. Identificar o que gosta de aprender e dedicar-se totalmente á isso. Não abrir mão nunca do esforço, gostar de se esforçar para uma nova formação, uma nova empreitada ou um novo emprego.

 Como agir quando a família começa a discutir seus defeitos durante o almoço de domingo, por exemplo?

 - Psicologa: Aprender assertividade. Saber dizer as pessoas que elas estão sendo inconvenientes, mas dar este recado de forma elegante. Como lidar com críticas quando se está com a autoconfiança baixa? - Psicologa: Isto é difícil, mas não impossível. A pessoa precisa de ter um ótimo autoconhecimento, sabendo exatamente quem é não ficará abalada com o que os outros pensam que ela é. A critica abala quando a pessoa acredita no critico. Também ajuda se ela treinar-se a aceitar a opinião do outro como apenas mais uma opinião e não a verdade absoluta. Esta opinião alheia pode ser ouvida e só será seguida se realmente for algo que acrescentará.

 Há sintomas para saber quando a autoconfiança está baixa? Quais?

 - Psicologa: A desistência. Quando a pessoa já desiste antes mesmo de tentar, quando acha que nada dará certo, quando não se dá o direito de errar e aprender com este erro a autoconfiança está muito baixa.

 Como ter autoconfiança para falar em público?

 - Psicologa: Treino comportamental e psicoterapia para identificar e superar as falsas cognições – pensamentos de incapacidade ou que passará vexame.

 Como se amar mais? Há algum tipo de processo?

 - Psicologa: Conhecendo a si mesmo, aprendendo a aceitar até os pequenos defeitos e se propondo a se aprimorar no que realmente for preciso.

2 comentários:

  1. Graça e paz! Parabéns pelo blog, um espaço usado pra evangelizar outras vidas sem sair do lugar. Continue a ser benção em nossas vidas!
    O maior problema do homem é o medo, experiencias ruins nos detêm de tentar novamente e prosperar!
    Abraço!
    http://musikeiroscia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz... estou separando 1 dia da semana pra ter uma postagem indicando blogs que leio, tipo parcerias, divulgo seu blog e você divulga o meu... se tiver interesse ... Layslamenezes@hotmail.com
    http://musikeiroscia.blogspot.com

    ResponderExcluir